Pedido de um Professor

22/10/2013 02:26

15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR

No dia 13 de outubro de 1948, o então governador do Estado de São Paulo, Adhemar de Barros, assinou a Lei Estadual nº 174, que instituiu 15 de outubro como o "Dia do Professor". Provavelmente, para não escancarar a contradição de homenagear a quem o poder público, naquela época, já não dava a importância e valor devido, justificou-a como a data em que Dom Pedro I promulgou a lei que mandava "criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vias, logradouros e lugares populosos do império".

Isto foi em 15 de outubro de 1827. Transcorridos 182 anos da lei promulgada por Dom Pedro I e 65 anos da lei que instituiu 15 de outubro como Dia do Professor, não faltam evidências de que não temos escolas para todos, nem em todos os grandes centros urbanos, tampouco que a instituição do dia em sua homenagem serve para comemorar os bons resultados da aplicação de boas e eficazes políticas públicas de valorização da educação e de seus profissionais.

Muito pelo contrário. A qualidade da educação brasileira é resultado do descaso, do improviso, dos baixos investimentos e desvios dos recursos obrigatórios em manutenção e desenvolvimento do ensino, da falta de continuidade de programas, da usurpação do espaço e tempo escolar por  programas de caráter assistencial e com finalidade eleitoreira impostos por diferentes governos.

E os professores e demais profissionais de educação são vítimas de todo o tipo de violência, cuja maior é aquela imposta pelos governos ao não o valorizarem profissionalmente e não oferecerem condições plenas para exercerem a suas atribuições e competências. Desvalorizados, se sentem desmotivados, sem apoio dos poderes públicos e também da sociedade, apesar de as pesquisas de opinião afirmarem que  reconhecem o professor como profissional essencial e estratégico para o desenvolvimento das pessoas e da nação.

Portanto, não bastam as homenagens de um dia. Os professores e demais profissionais de educação querem reconhecimento real. Escola pública como palco privilegiado para o desenvolvimento pleno do processo de ensino/aprendizagem, respeito, valorização e condições para exercerem a sua profissão com dignidade, segurança e saúde.

Ainda assim, apesar de todas as condições adversas e dos descasos dos governos, são os professores e demais profissionais de educação os que praticam a rebeldia de insistir e lutar para garantir educação de qualidade social para as crianças, jovens e milhares de adultos.

Merecem, com certeza, neste 15 de outubro, como em todos os dias, as justas homenagens e reconhecimento. Merecem, também, que toda a sociedade se junte e exija dos governos que valorizem, de fato, a educação e os educadores.
 

Com certeza, esta seria uma boa resposta e homenagem aos professores e demais profissionais de educação.

Parabéns professores!

Parabéns profissionais de educação!

Educar é também a nossa maior rebeldia!
 

Obs.: Este Material foi retirado do nformativo do Sind. São Paulo, disponibilizado e pedido sua publicação neste site por Everaldo Gomes Pereira.

INFORME-SE, PARTICIPE E DIVULGUE