15 de outubro, dia do Professor Brasileiro

14/10/2013 19:28

Ivanete Conceição, coordenadora do Sepe*

Para além do lugar comum - e verdadeiro - de que todos os governantes passaram pelas mãos de um professor, é preciso discutir a situação dos profissionais da educação à luz dos projetos sociais e dos direitos.

  • Dos PROJETOS SOCIAIS porque são eles que orientam as políticas públicas para a educação. Assim, se projeta uma sociedade educada, igualitária, civilizada, precisar-se-á de um sistema educacional que forme homens e mulheres com capacidade de pensar autonomamente, de projetar e elaborar soluções para o avanço social e que consigam interagir uns com os outros com pleno domínio dos códigos culturais do seu tempo. Nesse contexto, o profissional da educação tem papel central no processo educacional que vai requerer do mesmo autonomia pedagógica para elaboração cotidiana de atividades, com tempo para planejar e executar projetos.
  • Dos DIREITOS porque chegamos ao século XXI tendo conquistado – com sangue e suor – garantias de livre organização sindical e partidária e expressão de opiniões e visões de mundo. O direito a uma escola pública de qualidade também é negado a milhões de estudantes quando a escola vira objeto de negócios, em muitos casos, grandes negócios.

Em nosso país, e em particular no Estado do Rio de Janeiro, o que estamos assistindo é a implementação de políticas públicas para a educação que são expressão de projeto de sociedade onde uns tem dinheiro para colocar seus filhos em escolas de excelência particulares - caso do Prefeito do Rio de Janeiro e tantos outros governantes, enquanto à maioria resta a escola pública - sucateada, vilipendiada, rasa. O projeto supõe a formação de poucos para comandar e muitos para serem comandados. Desta forma, o professor para essa escola pública pode ser mero repassador de conteúdos mínimos, de forma precária e mal pago.

No campo dos direitos, assistimos atônitos, a negação da livre associação, com perseguição ao sindicato e suas lideranças, difamações, repressão, terrorismo. Criminalizam a greve, as opiniões e vandalizam as ruas promovendo verdadeiros massacres aos educadores quando estes não abrem mão da luta em defesa de uma escola pública e da possibilidade dos nossos jovens poderem sonhar.

Em tantos outros países sabemos que não é diferente. No México, Chile, Grécia, Portugal, Espanha, etc. educadores também travam brava luta pela educação pública. E a resposta combinada dos governos tem sido o autoritarismo e a truculência.

Será diferente em algum lugar do mundo??? Talvez na Finlândia. Mas aí, é outra história.

 

*IVANETE CONCEIÇÃO é coordenadora Geral do Sindicato Estadual dos Professores de Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ)

 

Fonte: https://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2013/10/04/5-de-outubro-dia-mundial-do-professor/

 

CONSIDERAÇÕES:

Este relato da coordenadora Geral do SEPE-RJ é uma triste realidade vivida por quase todos os Educadores do Brasil, em Paço do Lumiar a história é bastante parecida e nos moldes do coronelismo maranhense, onde os governantes se fazem de bonzinhos e seduzem os Trabalhadores com caridades. O pior de tudo é que estas caridades são direitos de todos (preconizados em Leis Federal e até Municipal), ofertados a poucos e com isso gera insatisfação na Categoria a ponto de dividi-la. O que é lamentável, pois se a Categoria fizesse o contrário(SE UNISSE), qualquer governante pensaria no mínimo duas vezes em agir de má fé para com os Trabalhadores.

 

Quem ganha com isto? Só quem não gosta da coisa séria, do serviço de qualidade, do compromisso com a verdade e a transparência,...

 

EDUCADORES DE PAÇO DO LUMIAR, reflita sobre isso com carinho, não deixe para depois, o SEDUP/PL, o Sindicato que representa os Educadores (da rede pública local) está conclamando a Todos(as) para fazer parte desta equipe e lutar em prol dos Direitos de Todos os Servidores(as) da Educação Municipal.

Veja alguns pontos para reflexão coletiva:

  • Salários dos Professores defasados em mais de 23%, em REAL isto significa em alguns casos até mais de R$ 4 mil de prejuízo, que estão ficando nos "cofres" da prefeitura;
  • Progressões horizontais e verticais só existem no papel, em 2013 já deu tempo de realizar 4 progressões;
  • Direitos dos Trabalhadores o governo insiste no erro de dizer que não existe mais,...
  • O Estatuto do Servidor já foi devidamente solicitada (pelo SEDUP/PL, em audiência pública em março/2013) a adequação ao século XXI e até o momento o governo NADA, continua inerte;

ABSURDO seguido de ABSURDOS....

 

TIVEMOS AVANÇO SIM! GRAÇAS AS REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA e até em parceria com outros Sindicatos, Clube de Mãe, Fórum Estadual de Regularização Fundiária, MPE e MPF:

  • Seletivo para Gestores de Escola;
  • Reestruturação da Jornada do Professor com respeito a 1/3 destinada a atividades extracurriculares;
  • Redução da Jornada de Trabalho do Merendeiro de 40h para 30h;
  • Reestruturação do PREVPAÇO;
  • Implantação de Conselhos como o da Educação, de Alimentação Escola, Segurança Alimentar

LEMBRAMOS A TODOS: ISTO NÃO É CARIDADE,  É DIREITO!

AINDA FALTA MUITO A SER CONQUISTADO! Mas juntos somos fortes e certamente teremos novas vitórias, ACREDITE.

Saudações sindicais, um forte abraço e que Deus nos abençoe.

INFORME-SE, PARTICIPE E DIVULGUE

- A DIRETORIA -